A batata no mercado nacional
A batata é uma das hortaliças mais cultivadas no Brasil, hoje em dia mais de 100 mil hectares do território agrícola é destinado a cultura da batata.
O que você precisa saber
Os fertilizantes diferenciados combinam macronutrientes e micronutrientes para fornecer uma nutrição completa em todo o ciclo da cultura da batata.
Sua produção está distribuída, principalmente, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Para que possamos obter um bom rendimento na formação e enchimento dos tubérculos, o nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) têm um papel fundamental nessa ação. São eles que vão garantir uma boa produção, em contrapartida, se não fornecidos corretamente podem limitar a produção da planta.
Além dos macronutrientes, também sabemos que o zinco (Zn) e o boro (B) são alguns dos micronutrientes que apresentam papel fundamental no desenvolvimento vegetal, atuando principalmente no seu crescimento.
Um manejo de alta produtividade tem que conter consigo micronutrientes, tornando a nutrição da Batata balanceada, para isso o CibraMix traz consigo, além da formulação NPK, micronutrientes incorporados ao grânulo de fósforo, garantindo uma distribuição homogênea desses nutrientes durante o desenvolvimento do ciclo da cultura, aumentando seu potencial produtivo e enchimento dos tubérculos.
Principais Deficiências
Main Deficiencies
Deficiência de Nitrogênio (N) na Batata
Participa de diversas etapas do processo metabólico da planta e é constituinte de vários compostos como ácidos nucleicos, aminoácidos e a clorofila. É convertido em aminoácidos, unidades de formação de proteínas, bases para o crescimento e desenvolvimento das plantas, e enzimas, proteínas especializadas na catálise de reações biológicas, necessárias para as reações enzimáticas das plantas. Atua na partição de fotoassimilados para os tubérculos.
Deficiência – Causa clorose principalmente das folhas mais velhas, plantas pouco vigorosas, com crescimento lento, hastes finas, internódios curtos e folhas eretas, além de produzirem tubérculos pequenos e em menor quantidade; quando a deficiência de N é severa, pode haver manchas necróticas e abscisão de folhas.
Em solos arenosos e pobres em matéria orgânica, que não receberam adubação nitrogenada, a deficiência de N é mais marcante.
Deficiência de Fósforo (P) na Batata
Tem considerável importância no metabolismo do carbono. Também é responsável por armazenar energia na fotossíntese e respiração, assim como energia para reações de síntese de proteínas, fixação biológica de nitrogênio, absorção iônica e outras.
Deficiência – Provoca atraso no crescimento, e nas folhas velhas surgem áreas cloróticas com manchas necróticas, ocorrendo desfolha prematura, reduzindo a produção de raízes comerciais.
Menos tubérculos, tubérculos menores, plantas atrofiadas, amarelamento de folhas mais velhas, pequenas folhas verdes escuras mais jovens. A deficiência de P leva à redução do vigor precoce, ao atraso na maturação e à redução dos rendimentos.
Deficiência de Potássio (K) na Batata
Sua principal função é de ativador enzimático, como as quinases e as sintetases. Também uma função fisiológica fundamental às plantas, que seria a abertura e fechamento dos estômatos.
Tem decisiva influência na formação de raízes tuberosas e no sabor, sendo este o nutriente utilizado em maior quantidade pela cultura. É necessário para a translocação de açúcares, síntese de amido e, portanto, para a obtenção de altas produções de tubérculos e de boa qualidade.
Deficiência – Plantas deficientes são pequenas e compactas; a folhagem tem aparência murcha em razão de as folhas se arquearem para baixo; sob condições de deficiência severa, as margens e os ápices das folhas mais velhas tornam-se inicialmente amareladas, adquirem coloração amarronzada e, posteriormente, tornam-se necrosadas, sendo comum o aparecimento de inúmeras manchas pretas pequenas entre as nervuras nas margens dos folíolos.
Deficiência de Cálcio (Ca) na Batata
O cálcio é um componente fundamental das paredes celulares, ajudando a construir uma estrutura forte e garantindo a estabilidade celular. As paredes celulares enriquecidas com cálcio são mais resistentes ao ataque bacteriano ou fúngico.
O cálcio também ajuda a planta a se adaptar ao estresse, influenciando a reação em cadeia de sinal quando ocorre o estresse.
Também tem um papel fundamental na regulação do transporte ativo de potássio para abertura estomática.
Deficiência – As plantas apresentam folhas amarelas enroladas em folhas superiores, queimaduras na ponta e pequenas folhas cloróticas. A deficiência interfere no crescimento das raízes, causa deformação das pontas de crescimento da folhagem, podendo resultar em redução de rendimentos e má qualidade. Tubérculos de batata com deficiência de cálcio têm capacidade de armazenamento reduzida.
Deficiência de Magnésio (Mg) na Batata
O magnésio tem um papel central na fotossíntese, pois seu átomo está presente no centro de cada molécula de clorofila. Também está envolvido em várias etapas fundamentais da produção de açúcar e proteína, bem como no transporte de açúcares na forma de sacarose das folhas para os tubérculos.
Deficiência – As folhas ficam amarelas e marrons, as folhas murcham e morrem. Plantas atrofiadas, maturação precoce da cultura. Mau acabamento de pele dos tubérculos.
A deficiência resulta em formação de tubérculo reduzido e rendimentos mais baixos. Tubérculos deficientes de magnésio são mais facilmente danificados durante o levantamento e armazenamento.
Deficiência de Enxofre (S) na Batata
Síntese de aminoácidos essenciais cisto e metionina. Enxofre reduz o nível de sarna comum e pulverulenta.
Deficiência – Causa redução do crescimento, e as folhas ficam verdes ou amarelas pálidas. O número de folhas é reduzido.
Deficiência de Boro (B) na Batata
Formação de parede celular. Germinação e alongamento do tubo de pólen. Participa do metabolismo e regula o transporte de açúcares através de membranas, e também desempenha um papel fundamental na divisão celular, desenvolvimento celular e metabolismo da auxina.
Deficiência – As gemas de crescimento morrem, as plantas parecem rasteiras, tendo internódios mais curtos. As folhas engrossam e rolam para cima, o tecido da folha escurece e colapsa.
Manchas necróticas marrons aparecem em tubérculos, e manchas internas de ferrugem são formadas.
Deficiência de Zinco (Zn) na Batata
Atua na síntese de Auxinas.
Deficiência – As folhas jovens tornam-se cloróticas (verde-claro ou amarelo), estreitas, para cima e desenvolvem queimaduras de ponta.
Outros sintomas da folha são veias verdes, manchas com tecido morto, manchas e aparência ereta.
Deficiência de Cobre (Cu) na Batata
Influências no metabolismo de nitrogênio e carboidratos.
Deficiência – As folhas jovens tornam-se flácidas e murchas, os botões terminais caem no desenvolvimento do broto de flores, e as pontas das folhas tornam-se necróticas.
Deficiência de Manganês (Mn) na Batata
Fundamental no processo de fotossíntese.
Deficiência – os sintomas são observados em folhas jovens, que apresentam clorose internerval e com aparecimento de pontuações pequenas e redondas de cor marrom ou preta.
Essas pontuações ocorrem em grupos perto da nervura central em direção à área basal dos folíolos, sendo que os pecíolos, geralmente, permanecem verdes e sem sintomas; entretanto, o excesso de Mn é mais comum, causando lesões necróticas irregulares nas folhas e no caule.
Deficiência de Ferro (Fe) na Batata
Participa ativamente da síntese de clorofila.
Deficiência – Aparecem primeiro nas folhas mais jovens. As áreas internervais ficam cloróticas enquanto as veias permanecem verdes.
Em casos de deficiência grave, toda a folha é clorótica.
Fertilizantes Indicados
Indicated Fertilizers
Veja também
BaseFort, Cibrativ, FosCibra, Nitrocap, DAP
Fosfato Diamônico, MAP
Fosfato Monoamônico ...
See more
BaseFort, Cibrativ, FosCibra, Nitrocap, DAP
Fosfato Diamônico, MAP
Fosfato Monoamônico ...
Pragas da batata
Pragas:
- Vaquinha ou larva-alfinete
Diabrotica speciosa - Pulgões
Macrosiphum euphorbiae e Myzus persicae - Mosca-minadora
Liriomyza spp. - Traça
Phthorimaea operculella - Cigarrinha
Empoasca spp.
- Lagarta-rosca
Agrotis ípsilon - Burrinho ou vaquinha-da-batata
Epicauta atomaria e Epicauta suturalis - Mosca-branca
Bemisia tabaci (Genn.) biótipo B - Lagartas desfolhadoras
Spodoptera eridania, Spodoptera fugiperda
- Besouros
Phyrdenus muriceus, Conoderus scalaris, Epitrix spp., Dyscinetus planatus - Cochonilha-branca
Pseudococcus maritimus - Formiga “lava-pé”
Solenopsis saevissima - Ácaro-branco
Polyphagotarsonemus latus
Doenças da batata
Doenças:
- Requeima, mela, míldio, mufa, preteadeira, fitóftora ou crestamento-da-fitóftora
Phytophthora infestans - Pinta -preta ou mancha-de-alternaria, alternária e crestamento-foliar
Alternaria solani, Alternaria grandis - Rizoctoniose, crosta-preta ou alfalto
Rhizoctonia solani - Sarna-pulverulenta, sarna ou espongóspora
Spongospora subterrânea - Podridão-seca e olho-preto
Fusarium spp. - Olho-pardo
Cylindrocladium clavatum
- Sarna-prateada
Helminthosporium solani - Murcha-bacteriana, murchadeira, água quente ou dormideira
Ralstonia solanacearum - Podridão-mole e canela-preta
Pectobacterium spp., Dickeya spp., Erwinia spp. - Sarna-comum, sarna-estrela, sarna-profunda ou ferruginho
Streptomyces spp. - Pipoca, nematoide ou nematoide-das-galhas
Meloidogyne spp. - Nematoide-da-pinta ou nematoide-das-lesões
Pratylenchus spp.
- Nematoide-do-cisto
Globodera rostochiensis, Globodera pallida - Falso-nematoide-das-galhas
Nacobbus aberrans - Enrolamento das folhas
Potato leafroll virus – PLRV - Mosaico
Potato virus Y – PVY - Clorose
Tomato chlorotic virus – ToCV - Mosaico-deformante
Tomato yellow vein streak virus – ToYVSV; Tomato severe rugose virus – ToSRV - Vira-cabeça
Tomato spotted wilt virus – TSWV; Groundnut ringspot virus – GRSV; Tomato chlorotic spot virus – TSCV