A importância do fósforo (P): envolvido nas transferências de energia na planta, sendo de vital importância para a síntese de proteínas, fotossíntese e transformação de açúcares. É componente da respiração e fotossíntese, bem como dos fosfolipídios que compõem as membranas vegetais. É também componente de nucleotídeos utilizados no metabolismo energético das plantas (como ATP) e no DNA e RNA.
Estimula o crescimento das raízes, sendo importante para o florescimento e desenvolvimento dos frutos. O fósforo (P) favorece a maturação dos capulhos, acelerando a abertura dos mesmos.
A deficiência de fósforo (P) apresenta como efeito mais evidente, a redução geral no crescimento da planta. Ocasiona a redução da fotossíntese, o acúmulo e a translocação dos carboidratos para as maçãs do algodoeiro. As plantas se desenvolvem muito lentamente, as folhas mais velhas ficam avermelhadas e evoluindo para o secamento; além disso, pode haver o avermelhamento do caule. Em caso de deficiência mais severa, pode ocorrer a queda de botões florais, redução do tamanho das maçãs e baixa retenção das mesmas, impactando na redução da produtividade.